Como comprovar a autenticidade do comprovante de inscrição no CPF

A Receita Federal divulgou no dia 02 deste mês que deixará de emitir o documento de plástico que comprova a inscrição no CPF (Cadastro de Pessoa Física). Desde o dia 06/06, quem efetuar o cadastro nos postos conveniados (Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal), receberá um comprovante impresso e com ele poderá retirar uma segunda via do comprovante de inscrição no CPF pelo site da Receita Federal.

Comprovante de cadastro no CPF

Ao facilitar a vida do contribuinte, a Receita trouxe alguns problemas para as empresas. Por não se tratar de um documento, mas sim de um comprovante impresso, a possibilidade de inautenticidade é muito maior, já que é ilegal exigir a apresentação do documento de plástico.

Agora, caso a empresa tenha dúvidas quanto a autenticidade do comprovante, a Receita Federal disponibiliza, para qualquer pessoa, a consulta pelo site, a fim de evitar problemas com CPFs cancelados, roubados ou perdidos. É só informar todos os dados que constam no comprovante e a empresa fica sabendo na hora como está a situação cadastral do CPF do contribuinte.

Confirmação de cadastro no CPF

Fique atento: você como empresa pode exigir do contribuinte a apresentação do comprovante de inscrição no CPF juntamente com um documento comprobatório de identidade. Outra coisa que toda empresa precisa saber é que documentos em que constem o número do CPF também podem ser usados como comprovantes de inscrição no cadastro (RG, talonário de cheques, cartão de plano de saúde, carteira de habilitação) e até mesmo o comprovante emitido pelos postos conveniados.

Confira onde consultar a autenticidade do comprovante de inscrição no CPF e mais detalhes sobre a medida adotada pela Receita Federal para a emissão do CPF.