A importância da contabilidade para micro e pequenas empresas

Abrir uma micro ou pequena empresa no mercado é sonho de muitos empreendedores. Todos os meses é possível encontrar novas empresas no mercado, mesmo sabendo que a carga tributária que incide sobre os seus lucros é alta. Porém, da mesma forma que vemos muitas delas abrirem, vemos também muitas fecharem com menos de um ano no mercado. Será somente a carga tributária a causa do fechamento de inúmeras empresas no Brasil?

Não é raro ver micro ou pequenos empresários que somente contratam escritórios de contabilidade para se manterem em dia com o Fisco. Ainda é muito comum a visão de que o contador é um profissional que lida diretamente com tributos e nada mais ou empresários que se limitam a pagar um profissional para que preste esse tipo de serviço, achando que é totalmente inviável para o seu bolso pagar por algo mais. Mediante esse tipo de pensamento é que muitas empresas têm saído rapidamente do mercado, pois balanços patrimoniais, controle de estoque e outras informações essenciais são deixadas em segundo plano.

Já falamos em nosso blog como é importante saber como anda o fluxo de caixa de uma empresa, seja ela grande ou pequena. Mesmo sendo algo tão simples de ser feito, o fluxo de caixa ainda é ignorado por grande parte dos micro e pequenos empresários.

Portanto, podemos dizer que o contabilista é aquele que cuida da saúde financeira de uma empresa, ajudando o empresário a decidir no que investir, o quanto gastar, qual margem de lucro determinar. Se você ainda tem alguma dúvida disso, confira quais são os tipos de serviços prestados por uma empresa contábil.

Siga @ContabilPontual no Twitter e fique sabendo várias dicas sobre contabilidade.